quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Moinhos das Azenhas D' El-Rei em Capelins

Os Moinhos de água da Freguesia de Capelins 
Moinhos das Azenhas D' El-Rei
A maioria dos/as capelinenses conheceram os históricos Moinhos das Azenhas D' El-Rei, situados a cerca de cem metros a jusante da foz da Ribeira de Lucefécit, como todos os  Moinhos do Rio Guadiana, também estes, têm a sua história, parte da qual, já conhecida, noutras publicações.
Não temos a certeza de quem os mandou construir, mas achamos que foram construídos em épocas diferentes, o Moinho de dentro mais antigo, já existia em 1426 no reinado de D. João I, sendo este rei a fazer um aforamento do mesmo, a Dª Catarina de Sousa e seus descendentes, o qual foi confirmada pelo Rei D. Duarte em 1438, parece-nos que este Moinho foi mandado construir pela Casa das Rainhas, neste caso da Rainha Dª Beatriz, esposa do Rei D. Afonso IV por ser a donatária da Vila de Ferreira onde o mesmo se situava, entre 1314 e 1359, ou pelo rei D. Dinis.
Na escritura de compra/venda do Moinho das Azenhas D' El-Rei de fora, verificamos que, o mesmo, no dia 15 de Junho de 1796 foi comprado por Anastácio Nunes, lavrador da herdade da Zorra a Francisco Coelho Vidigal e sua mulher Florência Maria, moradores na Vila de Terena, por 240.000 réis. Nesta data o Moinho das Azenhas D' El-Rei do lado de Castela era do Conde de Cheles e o de dentro, do lado do Reino de Portugal, nesta data, pertencia ao fidalgo Francisco de Melo Cogominho, filho de D. Diogo Xavier de Mello Cogominho e de Dª Maria Vitória de Morais Moniz de Mello Barreto, cadete ou Tenente de cavalaria do Regimento de Évora, uma vez que, estava incluído na Comenda de Terena, constituída pelos frutos do Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, cuja mercê lhe foi concedida pela rainha D. Maria I "A Piedosa", com base nos bons serviços prestados pelo seu pai ao Reino.
Azenhas D' El-Rei por cima dos Moinhos














Sem comentários:

Enviar um comentário

O Concelho da Vila de Ferreira, atual Freguesia de Capelins

O Concelho da Vila de Ferreira, atual Freguesia de Capelins   Registo Paroquial de óbito em Santo António 1635 "Aos 17 dias do mês de M...