Moinhos de água do Rio Guadiana nas terras de Capelins
Os Moinhos de água situados nas Ribeira de Azevel, Lucefécit e no Rio Guadiana na Freguesia de Capelins estão todos submersos, alguns a grande profundidade! A única forma de os trazer à superfície é escrever sobre eles, sobre os moleiros, e sobre a sua importância na época aurea em termos sociais e económicos desta região!
Os fregueses que se deslocavam ao Moinho, trocar os cereais por farinha e resolvia aguardar, entretinha-se em diversas atividades, bebiam alguns copos de vinho, comiam pão com queijo de cabra ou de ovelha, linguiça, toucinho, azeitonas, peixe frito e caldetas de peixe do rio e conviviam com outros fregueses.
Os Moinhos, eram espaços de convívio social de eleição, onde os fregueses acorriam em grupos, pela paródia, dormiam na rua ou na casa do moinho ou, dentro do mesmo, conforme a disponibilidade do espaço e/ou as condições climatéricas.
Os Moinhos eram também importantes locais para se juntarem as gentes que trabalhavam ou residiam nas redondezas, uma vez que, aqui se encontravam os moleiros e a família, fregueses, pescadores, ociosos, transeuntes e guardas fiscais.
Sem comentários:
Enviar um comentário