O Concelho da Vila de Ferreira, atual Freguesia de Capelins
Registo Paroquial de óbito em Santo António 1635
"Aos 17 dias do mês de Maio da era de 1635, anos, faleceu da vida presente Britis Mendes mulher do Alcaide de Ferreira, com todos os Sacramentos e fez testamento.
Padre Luís de Campos"
Assim, concluímos que o Concelho Senhorial Comunitário da Vila de Ferreira, atual Freguesia de Capelins, já existia no ano de 1635, porque conforme podemos verificar, Britis Mendes era mulher do Alcaide, o mesmo que presidente da Câmara, e se existia a Câmara, existia Concelho.
Este Concelho era Senhorial Comunitário, visto a Vila ser um Senhorio, mas neste caso, não se verifica a presença do donatário estando a sua administração entregue a uma Assembleia, tinha Alcaide, 2 Vereadores, Procurador, Juiz, Escrivão e lavradores, que tinha por finalidade o governo da terra e zelar pelo bem estar da comunidade, (semelhante a uma comissão de moradores), porque o Concelho Régio entre 1262 e 1836 foi sempre a Vila de Terena.
No Registo de óbito em causa, o padre Luís de Campos não escreveu o nome do Alcaide, marido de Britis Mendes, mas é dispensável.
Com base em vários documentos oficiais, pensamos que, este Concelho Senhorial surgiu na centúria de 1400, pela Família Freire de Andrade, donatários da Vila de Ferreira entre 1422 e 1674, logo, ainda antes de ser criada a Freguesia de Santo António, parece-nos que, esta foi criada cerca de 1550 e, era constituída pela Vila de Ferreira, pelas terras de Nabais, Sina e por Faleiros.
O Concelho de Ferreira, como o de Terena, pertenciam à Comarca de Elvas e foram ambos extintos pelo Decreto de 06 de Novembro de 1836.
É tudo, por agora.
Texto: Correia Manuel