A Flora de Capelins - O Buinho
O buinho, é uma planta herbácea, da família das ciperáceas que se distingue das outras do mesmo género por ser uma planta vivaz. robusta, de caules solitários, roliços, muito compressiveis, de folhas inferiores reduzidas a bainhas e as superiores com limbo curto e assovejado, espiguetas em antela e flores com perianto formado de sedas, igualando ou excedendo o aquenio na fortificação.
É uma planta espontânea em Portugal, frequente nos rios e ribeiras, sobretudo do centro e sul do país, sendo impossível o seu transplante e sementeira.
Nas terras de Capelins, existia buinho em abundância nas Ribeiras de Lucefécit e do Azevel e, principalmente no leito do rio Guadiana, porém, com a subida das águas do Grande Lago de Alqueva, não o conseguimos encontrar nestes lugares e, se eventualmente aqui existir, é decerto muito raro!
O buinho era muiro importante nas terras de Capelins, utilizava-se para tapar as medas de palha, protegendo-as contra a chuva e, depois de seco e preparado, era aplicado no fabrico de esteiras, que faziam boas camas, assentos de bancos e cadeiras e de outros objetos.