Também, o dia de Reis faz parte da identidade cultural das terras de Capelins! Noutros tempos, na noite de Reis 5 de Janeiro, os homens e rapazes organizados em grupos andavam pelos Montes e Aldeias a cantar aos Reis, recebendo em troca alguns produtos regionais, como pão, bolos, queijos, enchidos, ovos e tudo o que lhe quisessem dar! Alguns lavradores apreciavam muito esta tradição, porque os grupos de cantadores dedicavam-lhe sempre um, ou mais versos de elogio que, os orgulhava, ou não, porque depois os versos mais sonantes e interessantes ficavam por muito tempo nas bocas do povo capelinense!
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do oriente" que, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de Janeiro. A noite do dia 5 de Janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
Sem comentários:
Enviar um comentário