sábado, 6 de janeiro de 2018

385 - Terras de Capelins: Faleiros - Ferreira de Capelins - Montejuntos 

Histórias de vidas de capelinenses 

O aparecimento do Pedro, recém nascido, à porta do Sacristão da Igreja de Santo António de Capelins na madrugada do dia 06 de Março de 1836 
Quando se pensava que nada acontecia nas terras de Capelins na década de 1830, eis que surge mais um acontecimento que deu muito que falar! Na madrugada do dia 06 de Março de 1836, alguém deixou um menino recém nascido à porta do Sacristão da Igreja de Santo António de Capelins! Um grande mistério, porque seria o sacristão abençoado com essa dádiva? Toda a gente queria saber quem era a sua mãe, grande trabalho se arranjou, foram dias e dias a passar a pente fino as mulheres das terras de Capelins e arredores, qual tinha a barriga grande e deixou dd ter? Deve ser fulana! Diziam uns! Deve ser beltrana! Diziam outros! E quem seria o pai? Podiam ser tantos!

A criança foi logo batizada nesse dia pelo Pároco António Laurentino Sopa Godinho, não podiam esperar mais tempo, ainda nesse dia veio o senhor Gonzaga de Terena e o senhor Domingos Ramos do Monte do Meio para serem os padrinhos e, o nome teve que ser Pedro, ou em homenagem a São Pedro, ou porque queriam que se soubesse que o pequeno Pedro tinha vindo da Freguesia de São Pedro de Terena! 
Pensamos que, o Pedro foi criado na Igreja de Santo António pelo Pároco António Laurentino e pelo Sacristão e que aqui foi feliz à sua maneira! Talvez, também fosse sacristão!


Diz assim o assento: 
"Em os seis dias de Março de mil oitocentos e trinta e seis annos, nesta Parochial Igreja de Santo António de Capellins termo de Terena Arcebispado de Évora baptizei solenemente e puz os Santos Oleos a Pedro filho de pais incógnitos que apareceu neste mesmo dia à porta do Sacristão: e para constar fiz o prezente e assignei em dia mez e anno ut supra. Forão Padrinhos Luiz Pereira Gonzaga morador em Terena e Domingos Ramos no Monte do Meio de Ferreira. E para constar fiz este termo que assignei em dia mez e anno ut supra.
O Parocho António Laurentino Sopa Godinho"

Sabemos que, o aparecimento do Pedro à porta do Sacristão da Igreja de Santo António, foi num domingo! 

Assento do Pedro


Sem comentários:

Enviar um comentário

460 - Terras de Capelins  Os Moinhos do rio Guadiana nas Terras de Capelins  Em Montes Juntos, aldeia que serviu de residência a di...