domingo, 12 de novembro de 2017

361 - Terras de Capelins: Faleiros - Ferreira de Capelins - Montejuntos 

História, lendas e tradições das terras de Capleins 
A Construção da Identidade do Povo Capelinense

Após vários anos de pesquisas sobre o passado das gentes e das terras de Capelins, concluímos que, a Vila Defesa de Ferreira existiu desde 1314 até 1836, podemos confirmar em vários documentos e, também nas Memórias Paroquias de 1758, escritas pelo Pároco Manoel Ramalho Madeira, o qual escreveu que, nessa data, ainda existia a Vila de Ferreira, a qual era uma Defesa, logo Vila Defesa de Ferreira, cujo dono era o senhor Infante (Casa ou Estado do Infantado)! Assim, a Vila Defesa de Ferreira era o espaço geográfico da atual Freguesia de Capelins, exceto Faleiros e as herdades de Nabais e Sina e, a Vila ou Lugar de Ferreira, como é designada em vários documentos de chancelarias reais, ficava junto à Ermida de Nossa Senhora das Neves e, no alto em frente à dita Ermida, até ao Monte de Ferreira! Nesse alto podemos ver o silo comunitário, atualmente tapado com lenha, é semelhante a um pote de grandes dimensões, onde guardavam cereais de reserva e esconderijo, para abastecimento da comunidade da dita Vila!

Em 1799/1800 ainda existiam 32 casas de habitação junto à Ermida de Nossa Senhora das Neves! 
É por isso que, é necessário construir a identidade de um povo com mais de 700 anos de história e, como o podemos fazer?
Essencialmente, sabendo quem foram, como viviam em termos económicos e sociais, os lugares onde viviam, ou seja, a sua história, lendas, costumes e tradições! Será esse conjunto de sementes que constitui a identidade do povo capelinense! 
Entre 1262 e 1314, estas terras faziam parte da herdade de Terena, mas já muito antes do domínio cristão, desde o período do Paleolítico, existiram vários povoados em todo o vale do rio Guadiana, com maior incidência entre o Bolas e Cinza e, entre a Moinhola e Gato e, da Ribeira do Lucefécit, em Castelinhos, Roncão e Azenhas Del-Rei, assim como, noutros lugares desta Freguesia!
A Freguesia de Capelins ou Paróquia, em analogia com outras, parece-nos existir desde 1505, mas até cerca de 1790 designava-se de, Santo António de Terena!


Lugar de Ferreira Medieval 


Sem comentários:

Enviar um comentário

460 - Terras de Capelins  Os Moinhos do rio Guadiana nas Terras de Capelins  Em Montes Juntos, aldeia que serviu de residência a di...