quinta-feira, 29 de junho de 2017

145 - Terras de Capelins: Faleiros - Ferreira de Capelins- Montejuntos 
História, lendas e tradições das terras de Capelins
As terras de Capelins na Casa do Infantado
No dia 21 de Abril de 1698, a Vila de Ferreira (hoje Freguesia de Capelins) foi doada pelo Infante Francisco de Bragança à Casa do Infantado, incluída na Casa de Bobadela. A então Vila de Ferreira, passou a Concelho do Estado do Infantado e chegaram aqui um Alcaide, um Juiz leigo, um Escrivão, um Procurador e Lavradores. Cada um, ou grupo destes elementos foram instalados em diversos lugares. Os lavradores construíram Montes nas herdades que arrendaram, os restantes eram administradores de diversas áreas ao serviço do sereníssimo senhor Infante. O Lugar de Ferreira (habitações), situava-se entre o atual Monte de Ferreira e Nossa Senhora das Neves, mas as casas eram muito más, de taipa e colmo e não existiam condições de habitabilidade para os novos inquilinos, ou pelo menos para todos, por isso, foi construído o Monte Grande no início de 1700 e aqui se instalou o Alcaide e outros dirigentes. Parece que, o Juiz leigo ficou a residir no Lugar de Ferreira e, o Escrivão no Monte do Escrivão. Ao mesmo tempo, a Casa do Infantado autorizou a construção de Montes nas suas terras, onde se fundaram as duas aldeias de Capelins de Cima e Capelins de Baixo, assim como, os Montes de: Igreja, Pinheiro, Meio, Figueira, Serranas, Calados e outros! O desenvolvimento da Vila de Ferreira começou então a verificar-se nesta linha de passagem entre Terena e o Rio Guadiana (Cinza) onde existiam as Barcas e zona franca. Mais a sul do Monte Grande, na mesma época foram construídos os Montes: Capeleira, Galvoeira, Salgueiro, Almas, Manantio e outros que, como sabemos, cerca de 1830 deram origem a Montes Juntos! 
A Vila de Ferreira, esteve na posse da Casa do Infantado até Abril de 1834, por esta ter sido extinta após a Revolução Liberal. As herdades da Vila de Ferreira, foram todas reduzidas a menor dimensão e, algumas feitas em courelas ou pequenas propriedades! 
Importa esclarecer que, o Monte Grande de hoje, nada tem a ver com o Monte Grande de 1698 em termos de dimensão e aparência! 



Sem comentários:

Enviar um comentário

283 - Terras de Capelins  História de Capelins  Escritura da Courela onde foi construída a Igreja de Santo António Como sabemos, as ...