segunda-feira, 17 de abril de 2017

111 - História de Capelins 
História, lendas e tradições das terras de Capelins
As origens de Capelins 

Cada vez restam menos dúvidas de que a origem de Capelins, veio da família judaica "Gomez", Gomes e que esta Família, antes da expulsão de Espanha, eram chapeleiros em Granada, daí o apelido de Chapellins, que em português veio dar os Capellins. A verdade é que em Portugal existiu uma grande fábrica de chapéus da Família Gomez, Gomes, (de origem judia)!

Quanto à nossa Capelins, sabemos que, primeiro foi construído o Monte dos Capelins, (onde morava Maria Gomes), em Capelins de Cima e, logo de seguida surgiu o Monte dos Capellins de Baixo, que deram origem às duas aldeias de Capelins de Cima e Capelins de Baixo. Em 1712, já é mencionado pelo Pároco de Santo António, Miguel Gliz (Gonçalvez) Galego, no assento do óbito da Ti Maria Roíz (Rodriguez), que esta morava em Capelins de Cima, logo, já tinha de existir Capelins de Baixo, dentro da Defesa de Ferreira, nas terras da Casas do Infantado! 




Sem comentários:

Enviar um comentário

281 - Terras de Capelins  O edifício da Ermida de Nossa Senhora das Neves - Capelins  Até ao ano de 1667 encontramos no Arquivo Distr...