domingo, 31 de julho de 2016

8 - História de Capelins


Vila Defesa de Ferreira (hoje Freguesia de Capelins)
Desde 1433 até 04 de Junho de 1674 a Villa Defesa de Ferreira, criada em 1314 por D. Dinis, a qual ocupava o espaço geográfico da atual Freguesia de Capelins (exceto Nabais e Sina), estava na posse da Família Freire de Andrade, porém em 04 de Junho de 1674 faleceu Luis Freire de Andrade, senhor de Bobadela (Vila junto a Oliveira do Hospital - Coimbra, era nesta Casa que a nossa Vila de Ferreira estava integrada). O nosso senhorio Luís Freire de Andrade não deixou descendência legítima, apenas tinha um filho bastardo, não reconhecido pela Coroa, porque lhe convinha retirar toda a fortuna aos Freires de Andrade, era então rei de Portugal D. Pedro II, o 3º filho de D. João IV, que entregou a Casa de Bobadela incluindo a Villa de Ferreira ao seu filho o Infante Francisco, ficando na sua posse até 1698, quando este entregou tudo à Casa do Infantado, que era sua e dá-se uma autêntica revolução na Villa de Ferreira! 
A Vila de Ferreira, tinha um Lugar ou sede que ficava junto ao Monte de Ferreira/ Neves, onde moravam mais de 140 pessoas. Para os lados da atual Aldeia de Ferreira e Montes Juntos apenas existia a Capela de Santo António desde 1515/1518 e nada mais. Só a partir de 1700, começaram a surgir os mais de 40 Montes nas pequenas herdades e propriedades da Casa do Infantado, arrendadas aos ex-Judeus (Cristãos Novos). E a partir daí surgiram (Capelins de Baixo, Capelins de Cima (1740), antes apenas existiam os Montes de Capelins, Grande, Figueira, Pinheiro, do Meio, Serranas, Callados, Real e cerca de 1810 surgiu Montes Juntos, onde desde a mesma data já existiam vários Montes).
Em 1698, a Vila de Ferreira, que pertencia ao Concelho de Terena, passou a ser Concelho, mas do Estado do Infantado, totalmente independente da Casa Real. A sua sede onde se encontrava o Alcaide passou a ser no Monte Grande. Além de Alcaide, tinha Juiz, Procurador, Escrivão, Lavradores e Ouvidor. Tudo isto está bem explícito nas Memórias Paroquiais de 1758, escritas pelo Pároco Manuel Ramalho Madeira, neste mesmo ano na Igreja de Santo António, que ainda não era Capelins!

Luis Freire de Andrade,nasceu em 1610 e faleceu em 04 de Junho de 1674.
Filho de Fernão Martins Freire N 1610 foi Sr de Bobadela, e mais casa de seu pai, e foi Vedor da Raínha D. Maria Francisca Isabel de Saboia que morreu em Julho de 1674 tendo sido casado com D. Maria ou Joana Coutinho fª de D. Francisco de Castelo Branco 2º Conde de Sabugal, e Marinho Mor, e s.m. D. Luísa Coutinho de Castelo Branco
12 Fernão Martins Freire morreu menino.
Casou 2ª vez com D. Isabel de Castro viúva de Gonçalo Tavares Sr de Mira fª de D. Luís Pereira de Castro, e s.m. D. Catarina de Noronha s.g. por sua morte letigou D. António Luís de Sousa 2º Marquês das Minas sobre o Senhorio de Bobadela como 3º neto de D. Pedro de Sousa Sr de Bringel, e Prado, e s.m. D. Violante Henriques fª esta de Simão Freire Sr Bobadela neste ttº § 12 N 7 e sendo-lhe concedida revista perdeu a dita casa, e se incorporou na Coroa e a deu o Rei D. Pedro II a seu filho o Infante D. Francisco."
Gaio: "N 11 do §13 LUÍS FREIRE DE ANDRADE
view all 
Luis Freire de Andrade, senhor de Bobadela's Timeline

Sem comentários:

Enviar um comentário

274 - Terras de Capelins  História de Capelins  Até, perto de meados de 1800, os capelinenses eram sepultados no interior da Igreja d...