terça-feira, 11 de agosto de 2015

133 - Terras de Capelins 

Singela homenagem a outra Ferreira - do Alentejo
Por vezes, quando investigamos o passado da Villa de Ferreira Medieval, do termo de Terena, surgem respostas relacionadas com a outra Ferreira - do Alentejo, pertencente a Beja e, obviamente, não a Terena. No entanto, para não existirem dúvidas, somos obrigados a seguir em paralelo a história das duas Ferreiras. Assim, também, como simples homenagem, damos a conhecer um pouco da história de Ferreira do Alentejo que, conforme podemos verificar, a partir de 1233, na Ordem de Santiago da Espada, seguiu uma trajetória muito diferente da seguida pela Ferreira, do termo de Terena:

Ferreira do Alentejo, o Concelho e a Vila.
História
As origens da ocupação humana no território do concelho de Ferreira do Alentejo remontam ao final do Neolítico, como atesta o espólio arqueológico abundantemente encontrado ao logo das margens da ribeira de Vale d´ouro e no povoado do Porto Torrão.
O concelho foi doado em 1233 à Ordem de Santiago da Espada que construiu, na zona mais alta e estratégica de Ferreira, um imponente castelo. Porém, em 1838, por deliberação da Junta de Paróquia, o castelo, já arruinado, foi demolido e, no seu lugar, construiu-se o cemitério público.
Dependente, espiritualmente, do bispado de Évora, só em época mais tardia se definiu a circunscrição administrativa autónoma pelo floral da Leitura Nova, concedido em Lisboa a 5 de Março de 1516 por D. Manuel I.
O topónimo da vila está intimamente ligado a uma tradição popular, a lenda da cidade de Singa, que afirma que por volta do século V uma valorosa mulher, esposa de um ferreiro, defendeu o povoado dos invasores bárbaros.
“ A percorrer o Alentejo, nem me fadigo, nem cabeceio de sono, nem me torno hipocondríaco. Cruzo a região de lés a lés, num deslumbramento de revelação. Tenho sempre onde consolar os sentidos, mesmo sem recorrer aos lugares selectos dos guias.”
Miguel Torga
In Portugal - Alentejo

Ferreira do Alentejo


Sem comentários:

Enviar um comentário

472 - Terras de Capelins  História de Capelins  Paróquia de Santo António de Capelins  É nestes livros que se encontra escrita a ...